As cinco linguagens do amor de Deus

Segundo Gary Chapman, em seu livro ” As cinco linguagens do amor de Deus” , há cinco linguagens primordiais no relacionamento entre Deus e o ser humano, assim como aos homens entre si (e mulheres).  Estas linguagens são nossa forma de expressar amor ao Criador e aos nossos semelhantes. Segundo o autor, todos nós temos uma forma de linguagem de nossa preferência, e quando somos amados nesta forma de linguagem principal, nos sentimos muito mais completos e amados do que em outras linguagens que não sejam a nossa principal.

A palavra de Deus diz que Deus é amor (1 Jo 4:16) e por isso nosso Criador tem a especialidade em falar a linguagem do nosso coração, fazendo-nos sentir mais a sua presença e a nossa importância para Ele.

Vejamos quais são estas linguagens:

1ª Palavras de Afirmação

Esta forma de linguagem tem como objetivo expressar-se através das palavras, que podem ser escritas, faladas ou cantadas. Estas palavras vem na forma de elogio, encorajamento e de valorização do ser humano. Podem ser direcionadas à nossa aparência, ao nosso comportamento e personalidade. São expressões de incentivo, que alegram a nossa alma e nos dão a sensação de plenitude.

Deus se manifesta através de sua palavra à nós, diretamente da Bíblia e em muitas ocasiões ele está a manifestar seu amor por nós através de suas palavras.

Vejamos, por exemplo, em Isaías 41:10, como Deus demonstra seu amor por nós:

” Não temas, porque sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus: eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.”

Também em Jeremias 29:11; 31:3,13;

” Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito (…) pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.
Com  amor eterno te amei; por isso com benignidade te atraí.
(…) Tornarei o seu pranto em júbilo e os consolarei; transformarei em regozijo a  sua tristeza. ”

Poderíamos citar diversas passagens para exemplificar o amor de Deus por nós, mas a verdade é que Deus ama manifestar-se através de suas palavras.

Nós também devemos responder a esse amor através de nossas palavras, fazendo afirmações e declarações sobre a grandeza de Deus, sobre a sua bondade, sua sabedoria, seu poder, entre outros atributos.

Davi, expressava grande amor à Deus, através da composição de louvores. Foram registrados aproximadamente 73 louvores feitos por Davi.
O louvor é uma expressão de linguagem especial para elogiar ao Criador, pois envolve além das palavras, uma busca pela melodia, ritmo e harmonia entre as frases. Enfim, esforço que nosso Criador, sem dúvida alguma merece.

” O justo se alegrará no Senhor, e confiará nele, e todos os retos de coração se gloriarão”.
Salmos 64:10

” Em ti, SENHOR, confio; nunca seja eu confundido”.
Salmos 71:1

2ª Tempo de Qualidade

Tempo de qualidade é investir tempo em nossos relacionamentos a fim de nos unirmos intimamente. Deus é um Deus presente em nossas vidas. Ele não se ausenta, especialmente nas horas mais difíceis. Jesus mostrou seu interesse em fazer de nós uma morada permanente para ele, para o Espírito Santo e o Pai. Também prometeu que não nos deixaria sós, mas , que estaria conosco para sempre (Jo 14:23-26).
Jesus investiu tempo no relacionamento com seus doze discípulos, estava com eles em todo o tempo de seu ministério, ensinando-os durante três anos, integralmente.
Assim é a manifestação de tempo de qualidade do nosso Criador para conosco. Assim deve ser a nossa resposta em amor para Deus também: tempo de qualidade.
Notemos que esta era a principal linguagem entre Maria e Jesus, diferentemente de Marta, conforme Lucas 10:41:

” E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada”.

Maria investiu tempo de qualidade ao se assentar aos pés de Jesus para ouví-lo, enquanto Marta sua irmã, estava preocupada com os afazeres da casa.

Deus tem verdadeira alegria em que nos disponhamos a buscá-lo com qualidade.

” E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração”. Jeremias 29:13

3ª Presentes

Deus é nosso maior abençoador. Ele tem grande prazer em dar boas coisas a todos os seus filhos e criaturas.
Seu maior presente ao homem, foi a criação do Planeta Terra, morada feita para o homem com todo o carinho. Trata-se de um planeta lindíssimo, abundante de recursos, de alimento, de vestes e toda natureza de coisas criadas que proporcionam alegria ao homem. Qualquer produto sofisticado de nosso tempo é fruto dos recursos naturais vindos da natureza. Do mais belo carro, aos aviões, tudo veio originariamente dos recursos de nosso planeta.

Outro presente grandiosíssimo de Deus ao homem, foi Jesus Cristo e o Espírito Santo, ambos, agindo conjuntamente, foram capazes de revolucionar a natureza e o comportamento humano, transformando o homem em um ser evoluído, apto a desenvolver projetos de caráter nobre em favor de toda a humanidade.

A palavra de Deus nos diz: ” Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” Lucas 11:13.

E, ainda:

” Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?” Romanos 8:32

E:

” Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo”. Efésios 1:3

Por último, Deus nos deu de presente, a todos que crêem em Jesus, a vida eterna e a garantia de uma pátria celestial, a Nova Jerusalém, que um dia descerá dos céus, para ser habitação nossa juntamente com Deus.

Certamente, ele é rico em nos abençoar.
E nós também, podemos retribuir o seu amor por nós na forma de presentes, doando recursos para o Criador e sua obra aqui na Terra, demonstrando nosso amor à Deus e aos nossos semelhantes.
Dar presentes é um ato de amor.

4ª Atos de Serviço

Esta linguagem de amor é caracterizada literalmente pelo servir, ser útil à alguém, se dispor, se sacrificar em prol da alegria de outro. Esta foi com certeza, uma das maiores expressões de amor de Jesus Cristo, que se entregou na cruz para que tivéssemos vida.

Como está escrito:

” Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome”. Filipenses 2:3-9

Mas, a história do relacionamento de Deus com os homens é permeada de diversas situações aonde Deus se expressou em atos de serviço: desde a libertação do povo de Israel do cativeiro egípcio, passando por diversas vitórias na Terra de Canaã, livramentos sobrenaturais das mãos de nações inimigas, até nosso tempo, aonde Deus continua trabalhando pela sobrevivência de suas criaturas e filhos aqui na Terra, seja proporcionando alimentação, abrigo, cuidado, proteção, sabedoria e tantas outras coisas mais.

Deus nos serve todos os dias, através de sua misericórdia, permitindo que o ar de nossos pulmões continue a fluir para continuarmos nossas jornadas.

Quando servimos a Deus, realizando a sua vontade descrita em sua palavra, que é amá-lo acima de todas as coisas e ao nosso próximo, como Ele nos amou, estamos em verdade, amando a Deus, da maneira como ele espera.

Servir ao nosso próximo também é manifestar amor a Deus, por isso até mesmo um copo de água que oferecemos a alguém será computado um dia à nosso respeito nos céus.

” Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.
Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes”.
Mateus 25:34-40

5ª Toque físico

Por último, a quinta linguagem do amor de Deus é o toque físico.
Para isso, Deus, que é invisível, costuma usar mais especificamente as pessoas para demonstrar o seu amor, especialmente quando elas tocam o nosso corpo, através de um abraço, de um aperto de mão, impondo as mãos sobre nós e derramando cura sobre a nossa vida, no lavar de nossos pés, e até mesmo de nosso corpo, quando bebês ou enfermos. Podemos também sentir a presença do Espírito Santo habitando em nosso corpo, assim como também sentimos a sua ausência quando estamos pecando contra ele. Em certas ocasiões, Deus nos permite enxergar uma nuvem de glória em um ambiente que está impregnado do seu Espírito. Tudo isso ele faz, para que possamos nos sentir tocados de alguma forma por ele. Uma virtude nos invade, quando recebemos o toque direto de Deus.

” E uma mulher, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara com os médicos todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada, chegando por detrás dele, tocou na orla do seu vestido, e logo estancou o fluxo do seu sangue. E disse Jesus: Quem é que me tocou? E, negando todos, disse Pedro e os que estavam com ele: Mestre, a multidão te aperta e te oprime, e dizes: Quem é que me tocou? E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude. Então, vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se tremendo e, prostrando-se ante ele, declarou-lhe diante de todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como logo sarara.
E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz”.
Lucas 8:43-48

Vemos como o toque físico foi importantíssimo na vida de Maria, que derramou um vidro de perfume aos pés de Jesus, para engrandecê-lo e isto foi reconhecido por Jesus como um ato de amor profundo e de respeito.

“Então Maria, tomando um arrátel de ungüento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do unguento”.
João 12:3

Quando estendemos as nossas mãos na direção do Senhor, ainda podemos tocá-lo, pois a sua presença é real, ainda que seja em espírito. E virtude, ainda hoje continua saindo do corpo de Jesus Cristo. Podemos tocá-lo, podemos abraçar as pessoas que amamos, a fim de demonstrar o amor de Deus por elas. ” Saudai-vos uns aos outros com ósculo (beijo) santo “. 2 Coríntios 13:12

Mas do que isso, podemos nos encher do Espírito Santo e sentir a sua presença em nosso interior.

Estas são as cinco linguagens principais do amor de Deus por nós e do nosso amor para com o nosso Deus e o nosso próximo.

Com certeza, uma destas linguagens é predominante em sua vida e você fará um bem muito grande conhecendo-te melhor. Tão importante ainda é descobrir qual a linguagem de amor das pessoas ao seu redor, para que você possa amá-las em sua linguagem preferida e assim encher o reservatório delas de amor.

Relações muito mais saudáveis foram notadas entre as pessoas que passaram a utilizar das linguagens de amor, de forma dirigida.

Vale a pena experimentar. Deus abençoe !

 

Deixe um comentário